18 de junho de 2012

Sobre o uso de cosméticos

Ontem à noite recebi no email a atualização semanal do site Bebê.com.br sobre a 5ª semana de gravidez e tinha lá um box "O que você precisa saber?", e dentro do box uma coisa me chamou a atenção: "Produtos de beleza liberados e proibidos".

Apesar de eu não ser uma pessoa que abusa dos cosméticos, o mínimo eu uso: shampoo, condicionador, sabonete para o rosto, maquiagem de vez em quando, hidratante nas cutículas diariamente e o meu vício mais recente, esmaltes, que troco 2x por semana.

Cliquei no link para ler e abriu esse post: Linda e saudável por nove meses
Esse post me indicou outro post, que cliquei para saber mais: Quais cosméticos usar na gravidez
Juro que fiquei com medinho quando li esses posts. Estava usando tudo sem me preocupar com as fórmulas. Já parei.
Ainda não fui à médica, vou perguntar a ela sobre isso, mas já escondi quase todos os cosméticos que tenho por aqui.
Li esses posts não sei nem quantas vezes...

O segundo post me chamou a atenção em algumas coisas:
» "Na lista de restrições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estão três substâncias: cânfora, uréia acima de 3% e chumbo (... ) A cânfora pode ser tóxica, causar defeitos no feto e até aborto dependendo do tempo de exposição". É pra ter medo ou não?
» "GUARDE: ... Cosméticos e maquiagens com parabeno". TUDO tem parabeno, o mira-cuticle, as maquiagens, até o creme e o óleo Avoplex, da OPI. Parabeno é um conservante e se comporta como se fossem hormônios femininos e podem ser encontrados nas fórmulas com as seguintes nomenclaturas: parabens, methylparaben, ethylparaben, propylparaben e butylparaben.

Procurei esses componentes, e os outros citados nos posts, e fiquei chocada. Em quase tudo o que uso tem algum dos componentes. Estou muito noiada? Não sei, só sei que quero tudo de melhor pro meu baby, que ainda está em formação.
Por sorte tenho um shampoo e condicionador da Natura que não têm esses componentes na fórmula e o meu desodorante tb não tem. O mínimo pra não ficar preocupada.

E os esmaltes? Antes de olhar a fórmula dos esmaltes que tenho aqui (a grande maioria importado, hipoalergênico, que venho usando desde que decidi engravidar, pois na maioria dos nacionais vem impresso na embalagem "não usar durante a gravidez"), li um post que tenho guardado o link há um tempo, que fala sobre a formulação dos esmaltes. O post é de 2009, pode ser que alguma coisa tenha mudado (pra melhor) de lá pra cá, você pode ler aqui (em inglês): Celebrate Earth Day – Check Your Ingredients. O que me prendeu nesse post foram os "Big3Free, No Formaldehyde Resyn, No Camphor". Epa epa opa! Quer dizer que muitos esmaltes têm cânfora, citada num dos posts citados ali em cima que está na lista de restrições da ANVISA!

Depois dessa, está decidido, só vou usar esmaltes que não contém cânfora. Pelo menos tenho algumas marcas... Olhei minhas caixas e vi que Jordana, Essie, Color Club, China Glaze e a maioria dos OPI têm a maldita cânfora na fórmula deles. Os NYX Salon Formula, os BeautyUK e, pasmem, os Dior, não tem cânfora, mas têm ftalato (não é DBP, mas é ftalato em outra forma). Se eu já estava usando poucas marcas, vou usar menos ainda.

Reorganizei minha coleção, separei os que não tem cânfora/ftalato em uma caixa e vou usar somente os que estão lá dentro.
Sobraram 72 esmaltes das seguintes marcas: Revlon, Misa, Mavala, Zoya e OPIs das coleções mais recentes. Também decidi que vou pintar as unhas apenas uma vez por semana, ao invés de duas, como vinha fazendo.

Esses são os esmaltes que posso usar na gestação

Desculpe o post longo, é que fiquei preocupada de verdade com isso tudo. Depois da consulta no dia 20 farei outro post sobre o que a minha médica vai dizer sobre cosméticos.

Aí eu me pergunto, será que as grávidas se preocupam com isso tudo? Será que sou só eu? Será que estou preocupada demais?

4 comentários:

  1. Eita nós. Quanta coisa é restrita. Mas conversando com meu médico e;e falou que teria que ser em uma quantidade grande. a maioria eu ja evito mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco de exagero, né? Tb nunca fui de exagerar, evitar por uns meses não vai fazer falta. =)

      Excluir
  2. Ah fala com a médica primeiro, antes de concluir q isso tudo realmente faz assim tãaao mal... Isso é como aquele lance de "reações adversas" de remédios. Tem q estar escrito e tem q ser informado, mas são casos de 1 em 1 milhão.

    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jo, desculpa a demora na resposta. To com saudade de vc, inclusive!
      Então, eu nunca fui muito de cosméticos, e mesmo minha médica dizendo que posso usar tudo, vou maneirar. Prefiro assim! =)
      beijos

      Excluir