21 de fevereiro de 2013

Sobre o Santa Joana e umas cositas mais

Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que tudo o que vou escrever aqui é a minha opinião, que o post não é pago, e é sobre o que vivenciei.

Desde o momento que cheguei na maternidade para ser internada, o atendimento foi incrível. Cheguei numa hora que estava vazia, nem passei pela triagem por causa das minhas dores, colocaram em mim a pulseirinha de emergência, fui atendida pelo médico de plantão super rápido. Na salinha onde entrei pra responder sobre minha saúde também foi tudo ótimo e quando falei que queria parto normal, as duas mulheres que estavam comigo disseram que seria a melhor coisa e que tudo daria certo.

Já na sala de parto, toda preparada para parto normal, com banheira, equipamentos e tudo mais o que esperava para realizar o parto dos (meus) sonhos, a enfermeira que ficou comigo o tempo todo foi um anjo. Super companheira. Parceira mesmo, eu diria. Uma pena eu não me lembrar o nome dela, ato falho mesmo.

A equipe que fez meu parto também foi muito especial. A médica, Dra. Luciana Wanderley, e todos os outros médicos, gente... Foram ótimos! Daquelas pessoas que vc quer abraçar muito, agradecer imensamente, tudo tão perfeito! Não tenho do que reclamar! O quarto se transformou em sala de parto em questão de minutos, segundos, não sei, mas foi muito rápido.

Amamentei o Joaquim ali mesmo, logo depois de darem o primeiro banho nele, menos de 2h depois dele nascer, com toda a assistência necessária a quem nunca amamentou antes e não sabe como fazer.

No quarto também foi tudo lindo. O primeiro banho com 2 enfermeiras ajudando, as refeições deliciosas e fartas, a educação e a atenção de cada funcionária da maternidade que entrava ali o tempo todo para dar remédios, auxiliar na amamentação, nutricionista, pediatras, fonoaudióloga, as moças do berçário, tudo incrível!

Uma coisa foi bem engraçada, todo mundo que entrava e pedia pra ver meus pontos, ou pra tomar cuidado com coisas no colo, já abaixavam minha calcinha, como se eu tivesse feito cesárea. Realmente, eles não estão acostumados com parto normal. Já ouvi dizer que lá 98% dos partos são cesárea, que a maternidade tem fama de cesarista... E quando eu falava que os pontos eram em outro lugar, todas respondiam "nossa, parto normal, que bom!", ou "quando tiver um filho quero que seja assim também", ou "meu filhos também foram de parto normal". Aí eu pensava "como assim, a maternidade é cesarista, com tantos funcionários apoiando o parto normal?". Né?

No momento que os bebês todos iam pro berçário, as mães e pais ficavam babando na vitrine e eu acabei conversando com algumas. TODAS as que conversei me chamaram de corajosa por ter sido normal, e tinham feito cesárea. TODAS. Por opção, e não por não terem conseguido normal. Uma delas, inclusive, veio me dizer no dia seguinte que tinha se arrependido da cesárea.

Aí quem leva a fama de cesarista é a maternidade...

Claro que cada pessoa sabe o que é melhor pra si. A escolha é de cada um e eu não gosto de pregação. Mas parto normal é a melhor coisa do mundo! Se quiser que seja assim e seu médico é contra, troque de médico. Pesquise maternidades que tenham estrutura para parto normal. E vá até onde for possível, só faça cesárea se precisar mesmo, em último caso! Isso se sua vontade for parto normal, como eu disse. E se não for, se informe sobre os benefícios de normal. São muitos, vale muito à pena.

Quando as mães me chamavam de corajosa, eu pensava "Corajosa, eu? Senti dores por algumas horas (tudo bem que meu parto foi uma exceção de tão rápido por ser o primeiro filho), e depois não senti mais. Enquanto vocês tomaram anestesia pra não sentir nada, mas vão precisar de muito mais cuidados no pós parto".

E amamentar o bebê logo depois do parto, com o próprio leite, quem nem é leite ainda, é colostro, e é super importante pra ele? Não é muito melhor do que ficar numa sala de recuperação por 4 horas, enquanto o bebê toma leite artificial até que seu leite desça? E ficar um dia a menos na maternidade, voltar pra casa mais rápido?

Eu fiquei no mesmo quarto, do momento que entrei na maternidade até ser liberada pro quarto que fiquei os próximos dois dias. Não tive que ir pra uma sala de recuperação esperar minhas pernas "voltarem", a anestesia foi local.

Então digo pra você que está lendo e está grávida... Se informe, lute pelo que quer. Claro que tem que ser feito o que for melhor pro bebê, mas não se deixe convencer por um médico que é cesarista. Minha médica não chegou a tempo do parto porque foi tudo muito rápido, mas ela me apoiou sempre, disse que cesárea só se fosse necessário, e a equipe de plantão fez o parto normal como eu quis. Em último caso, faça com a equipe de plantão também, oras bolas.

Só pra finalizar, se um dia eu tiver outro filho, e já quero outro, terei na mesma maternidade. Super recomendo, amei, foi tudo perfeito.

13 comentários:

  1. Oi Amanda...
    Santa Joana é uma grande maternidade mesmo. Fama de cesarista todas tem. Mas quem escolhe o parto somos nós mães. O Brasil é campeão em cesarea. Eu não me arrependo das cesareas que fiz. Não tive nem 10% das frescuras que falam que é. E minha bb não tomou leite artificial como dizem por ae. Tem tantos mitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Ju! Acho q isso do leite artificial é quando o bb nasce antes da hora de nascer e o corpo da mãe não está pronto pro leite descer, aí tem q tomar remédio, não é? No seu caso, vc chegou a entrar em TP, né? Tem casos e casos...

      Excluir
  2. Oi Amanda!

    Que bom ler tudo isso!
    Meu parto vai ser no Santa Joana e muita gente me falou a mesma coisa! Estava assustada e minha GO me assegurou que será parto normal se assim for para ser, que a cesária só se fará necessária no caso de sofrimento fetal.
    Estamos nos preparando para isso e minha GO faz partos no Santa Joana e na Pro Matre!
    Bom, finalizo dando a notícia que terei uma menina, a Manuela, estou super feliz!!! E agora, após ler seu depoimento, muito mais segura!

    Parabéns pelo Joaquim e obrigada por partilhar seu momento!

    Beijo em toda família!

    Pri Nogueira

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu estou super preocupada com essa história do SAnta Joana ser cesarista! Estou de 28 semanas e em busca de um obstetra que faça parto normal e que não me cobre nada mais por isso, meu médico, agora, com 7 meses de gestação veio me dar a notícia que ele cobra um extra, tanto pela cesárea quanto no parto normal! E cheguei a pensar em se eu não achar.. eu vou é de plantonista! Meu pré-natal está ótimo e não tem motivos (por enquanto) pra uma cesárea, minha preocupação maior era chegar no Santa Joana e eles me induzirem à cesárea.

    Obrigada por compartilhar sua história! :)

    Que o Joaquim seja muito feliz!!!

    Beijos

    Natalia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia, tudo bem? Meu médico faz parto normal e não cobra nada extra por isso. Não sei se ele atende seu convênio, mas aí vai a dica: José Vicente Kosmiskas. Boa sorte!

      Excluir
  4. Querida,
    Seu relato é tudo o que queria saber.
    De fato a mulherada tem muito receio da dor. Como a dor é finita e PN é melhor para o bebê e para mãe, espero em Deus que tudo ocorra para que seja desta forma.
    Meu convênio é enfermaria, meu único receio é não ter muita privacidade com mais 3 gestantes.

    Bjo e boa sorte para futuras mamães.
    Carol 35 semanas

    ResponderExcluir
  5. Olá! Seu relato foi otimo.
    Queria só entender se vc fez seu parto com plantonista ou com seu medico mesmo.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá que lindo relato =)

    Eu tbm pretendo ter no santa joana e com plantonistas, minha medica esta cobrando 3500 para fazer meu parto =\ ...minha duvida é se o processo de internação é demorado por ser parto com plantonista , se a enfermaria eh boa, pois meu plano eh enfermaria.

    obrigada

    ResponderExcluir
  7. Muito bom relato !!
    Agora me sinto mais confiante em ter meu bebe no Santa Joana, pois depois de tantos relatos só falando que os médicos induzem você a fazer a cesárea estava ficando muito desanimada...
    Quem decide a forma que o bebe vai nascer somos nós Mães ... A não ser que aconteça algo que o prejudique ou nos prejudique sou a favor do PN até o final ...
    Bom saber também que os plantonistas são bons ! Acredito que meu médico não vá me acompanhar devido a taxa de disponibilidade ..

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu relato! Tive meu primeiro filho no Santa Helena, de parto normal e foi tudo ótimo! Agora pretendo ter o segundo no Santa Joana, mas estava com medo dessa fama do hospital ser cesarista. Depois de ler seu depoimento estou muito mais tranquila! Só fiquei com uma dúvida: lá o bebê fica em.alojamento conjunto com a mãe?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Qual o contato da dra. Luciana Wanderley?

    ResponderExcluir
  10. Qual o contato da dra. Luciana Wanderley?

    ResponderExcluir