8 de fevereiro de 2013

Falso trabalho de parto, trabalhamos!

Ontem cheguei nas 39 semanas. Tive uma consulta de manhã e minha médica fez toque e avisou que poderia sangrar. Já tinha acontecido isso na semana passada, sangrei e parou depois de 3 dias. Na segunda-feira comecei perder o tampão, um  "catarro" amarelado, sem sangue, e nada mais.

Na consulta de ontem minha médica disse: "2 contrações a cada 10 minutos: maternidade!". Estava com 2 cm de dilatação. Já saí de lá com uma cólica bem chata, que não passava, o bebê pesando na barriga e minha barriga ficando dura. Quando cheguei e casa resolvi começar anotar os intervalos entre as (supostas) contrações, e estavam bem irregulares. Eram contrações sem dor, de vez em quando vinha uma pontada de cólica mais forte.

De repente as contrações ficaram ritmadas. Começaram vir exatamente de 20 em 20 minutos. Ficaram assim por 1h mais ou menos e caiu pra 13 em 13. E do nada caiu pra 6 em 6, e ficou assim por umas 2h, quando achei que era prudente ligar pra médica. Já passava das 21h, e eu estava tendo 2 contrações a cada 12 e não a cada 10, como ela havia dito, mas no telefone ela disse: "Vá pra maternidade. Eu falei 2 em 10, mas vá pra lá e qualquer coisa eles me ligam e eu vou pra lá.".

Maior correria: arruma a casa, dá comida pros cachorros, liga pra sogra, liga pra mãe, pega as malas e espera a sogra chegar pra levar pra lá. 22h25 peguei a senha de atendimento. A maternidade estava vazia. Tinha mais alguns casais, meia dúzia de barrigudinhas, e o atendimento até que foi rápido. Passado o primeiro atendimento, esperei me chamarem no consultório e a médica plantonista começou com várias perguntas, abri as pernocas e ela foi conferir: 3 cm de dilatação, mas o colo ainda estava grosso. Ela disse que 3 cm ainda era pouco e que achava que eu ia voltar pra casa, mas que com essa dilatação poderia começar o real TP tanto às 6h da manhã, quando daqui 2 ou 3 dias, mas que antes eu ia tomar buscopan na veia e fazer cardiotocografia, para avaliar se as contrações eram reais ou falsas.

Aí demorou. O Buscopan "bateu" junto com o sono, pq passava da meia noite e estou acostumada a ir pra cama umas 23h no máximo, comecei a apagar enquanto esperava desocuparem o aparelho de cardiotoco. Comecei fazer o exame já era mais de 1h da manhã, e de vez em quando sentia uma contração e uma coliquinha, mas eles tinham avisado: se não for contração, o buscopan vai diminuir. Realmente diminuiu em quantidade, mas não em intensidade.

Terminado o exame, fui pra sala de espera, o André capotado em cima da minha bolsa que virou travesseiro. Minha sogra e meu sogro esperavam lá fora, pra trazer a gente de volta (ou não). Mudou o plantonista, o médico me chamou e falou "esse exame que você fez mostra tanto como está o bebê, quanto as reais contrações. Suas contrações não são reais, pode voltar pra casa."

Por um lado fiquei aliviada de não ter que passar a noite lá, mas por outro me senti "mal" por ter tirado sogra, sogro e marido de casa pra nada. Tudo bem que poderia ser TP, eu não tenho como saber como é uma coisa se nunca passei antes por ela.

Continuo sem saber como serão as contrações e quando estarei em TP real. Mas devo descobrir nos próximos dias.

2 comentários:

  1. oi querida...eu adoro seu blog! Já li ele todo e esta nos meus favoritos!!! Vou começar as tentativas de ter um baby e seu blog tem me ajudado!! UMa boa hora pra vc! Que seu príncipe venha com muita saúde!!! bjão Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puxa, fico feliz!
      obrigada!! =D
      e boa sorte pra vc!!
      bjs

      Excluir