1 de fevereiro de 2013

A data prevista do parto

Todo mundo pergunta nesse finzinho de gestação: "E aí, quando o Joaquim nasce?". Bem que eu queria saber... Mas estou curtindo esse suspense!

Pelas contas "automáticas" da minha médica, a dpp seria dia 21/fev, e essa conta consiste no cálculo rápido de 9 meses + 7 dias depois da última menstruação. Como fiquei menstruada a última vez no dia 14/mai, 14+7=21.

Pelas contas de 280 dias corridos (40 semanas), considerando também a data da última menstruação, essa conta cai 3 dias, como vocês podem ver nessa tabela que recebi de uma amiga querida hoje:

(clique pra ver maior)

Maaaaaas...
Essa tabela considera 280 dias de um ciclo de 28 dias, quando a ovulação acontece no 14º dia do ciclo. O que pouca gente sabe é que a ovulação acontece 14 dias antes da próxima menstruação descer, e não na metade do ciclo, e nem 14 dias depois da última menstruação. Num ciclo de 28 dias dá certinho a metade do ciclo, tanto 14 dias antes da próxima, quanto 14 dias depois da última, mas em ciclos com menos, ou mais, tempo de duração não é assim. 

Meu ciclo é de 24 dias, ou seja, se a ovulação acontece 14 dias antes da data que desceria a menstruação, eu ovulo no 10º dia e não no 14º, como todas as mulheres que tem um ciclo "padrão" de 28 dias.

Outro exemplo: quem tem um ciclo de 33 dias não ovula no 14º dia do ciclo, mas lá pelo 19º. Isso explica muita coisa, como por exemplo mulheres que acham que não conseguem engravidar porque têm algum problema, quando na verdade estão transando no dia errado. Ou ainda as que transam "sem querer" no dia da ovulação pq acham que a ovulação já passou e acabam engravidando. E as que fazem ultrassom e, ou o bebê não aparece na primeira ultrassonografia, ou está sempre menor do que a média daquela semana.

A verdade é que a data prevista do parto não é de 280 dias depois da última menstruação (essa é apenas a média pra quem tem ciclo de 28 dias), mas sim 266 dias depois da data da ovulação/concepção.

Em todas, disse TODAS, as ultrassonografias que fiz nesses 9 meses, quando eu falava a data da última menstruação, o computador dava a data prevista do dia 18/fev, mas assim que a médica começava a medir o feto, perguntava "tem certeza que não está grávida de uns dias a mais?". Aí eu explicava que meu ciclo é mais curto, e bla bla bla, e no fim da consulta, na última tela do ultrassom, sempre bateu com minhas contas: 4 dias a menos, por ter ovulado no 10º dia e não no 14º, que dá dia 14/fev.

Como eu disse lá no começo do blog, quando descobri a gravidez, eu usei um aplicativo de iphone/ipod chamado Period Tracker e desde que parei de tomar pílula, 3 meses antes de engravidar, comecei anotar as datas das menstruações e o app fez a média e passou as datas das ovulações baseadas nas minhas anotações. E segundo o app, nessa última menstruação, eu ovulei no dia 24/mai. E eu transei no dia 24/mai. E dizem que quando transa exatamente no dia da ovulação é mais provável ter menino. E estou esperando um menino! 

Ou seja, tudo bate!

Encontrei uma calculadora da data prevista do parto (que também bate), e aqui está o link: Calculadora da data prevista do parto
Vejam o resultado, no meu caso:


Enfim... está perto!
Pode ser que o Joaquim venha um pouco antes, pode ser que venha um pouco depois, mas a data prevista é dia 14.

Já votou ali do lado? 
Quem votou "Antes do dia 31/jan" e "31/jan", errou! =P
Vota lá! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário