5 de dezembro de 2013

Sobre amamentar em público

Taí um assunto bom de falar.

Depois de uma mãe ter sido impedida de amamentar no Sesc Belenzinho e rolar um "mamaço" no local, será votado em 2014 um projeto de lei que prevê multa de R$500 para o estabelecimento de São Paulo que impedir a amamentação (Fonte: Folha de São Paulo).

Não sei o q é pior: criarem uma lei para tornar legal algo que é natural ou cobrar míseros R$500 de um estabelecimento que impedir a amamentação. Né?

Sou daquelas que não tem vergonha de "pagar peitinho" se o Joaquim estiver com fome. Claro que não vou dar o peito pra ele em um local público só por dar, para mostrar que amamento, mas se estiver na hora da mamada, e ele pedir, por que não?

Já amamentei em shopping, em cafeteria, em festinha de criança, em loja e até na igreja. E no último fim de semana fomos numa festa (onde 90% das pessoas não nos conheciam), no período da tarde, ou seja, claro que o Joaquim ia tirar a soneca sagrada no meio da festa… mamando!

Nessa festa tinham mais 3 ou 4 bebês e todas as famílias levaram uma mamadeira cheia de fórmula na bolsa. Menos eu. Joaquim não usa mamadeira. Escolhi assim.

No salão de festas tinha umas poltronas e lá sentei para amamentar e
fazê-lo dormir na hora que ele quis. Antes disso o André me perguntou se eu ia amamentar ali mesmo, que nem todo mundo gostava de ver. Vou deixar meu filho com fome? Ou que fosse só pra "chupetar" para dormir, ia amamentar no banheiro, escondida para não incomodar? Claro que não!

Realmente, as pessoas olhavam torto, moviam o olhar rapidamente para a parede, para o chão, só para não olhar pras minhas tetas. Aliás, uma teta estava dentro da boca do Joaquim e a outra guardada, ninguém tava vendo nada além de um momento de acalentação. Eu sorria para todos. Mas quase ninguém sorria de volta.

Inclusive essa foi a segunda festa que ouvi a pergunta "você ainda amamenta?" com um tom de espanto. Como se fosse o maior dos pecados.

Mas carnaval na avenida, cheio de peitolas com glitter, todo mundo assiste. Playboy, todo mundo "lê"!
E o que constrange é um ato de amor.

Update: Foto tirada pelo meu pai 

Nenhum comentário:

Postar um comentário