4 de dezembro de 2013

Criação com apego (intuitiva)

Sabe intuição de mãe?

Desde que o Joaquim nasceu, sempre dei MUITO colo. Deixava ele agarradinho em mim o tempo todo, assim, ó:

Joaquim com 3 semanas de vida

Ouvia perguntas do tipo: "Quando ele dorme, você coloca no berço/carrinho?". Não. As poucas vezes que fiz isso, ele acordou e tirei de lá. Em algumas poucas vezes consegui colocá-lo no carrinho enquanto dormia sem acordá-lo para fazer alguma coisa pela casa, mas foram pouquíssimas.

Voltei a trabalhar quando ele tinha 1 mês porque não dá para viver de salário maternidade, sendo que sou autônoma e se não trabalho, não ganho $$. Para quem não sabe, trabalho em casa. E desde então, trabalho com ele no colo. Com o maior prazer. 

Assim está ele neste exato momento:

Agora com quase 10 meses, ainda dormindo no colo, 
enquanto digito com uma mão.

E todo mundo me fala : "Ai que bonzinho que ele é!". É mesmo! E eu super acho que tem a ver com esse colo constante.

Claro que hoje, a 8 dias de completar 10 meses, ele só pede colo quando quer mamar e dormir. O negócio dele é mais ficar no chão, brincando ou engatinhando e se apoiando onde dá para ficar em pé. Mas eu estou aqui para dar colo na hora que ele quiser.

"Ah, mas ele vai ficar mal acostumado". Será que é um mal costume? Eu amo dar colo. Daqui um tempo ele não vai mais querer saber disso (ou vai?).

Outra coisa, ele dorme no meu quarto, na minha cama boa parte da noite e no berço dele outra parte dela. Mas no meu quarto. Mesmo quando viajamos, na casa da minha mãe o berço dele fica no meu quarto, claro, no quarto que era meu. E na casa de Ubatuba também, apesar de ter mais 2 quartos, é no nosso que ele fica. Grudadinho na minha cama. Comecei amamentar deitada. A poltrona de amamentação quase não uso mais (adeus dor no pescoço por dormir toda torta amamentando na madruga). Para não dizer que não uso nunca, uso nos dias de faxina, enquanto rola limpeza na sala e ficamos todos no quarto, sento lá. 

Enfim, acho que isso é só o começo. Se é por isso que o Joaquim é tranquilo? Talvez sim! Eu sempre achei que era porque fui a pessoa mais zen do mundo durante a gestação. Pode ser que seja por isso também. 

Eu nem sabia que existia "criação com apego", praticava intuitivamente. Recentemente, coisa de 2 meses, no máximo, pra cá, comecei a ler sobre e me identifiquei. Aqui tem um blog bem bacana que trata do assunto com mais profundidade, para quem se interessar:
http://paizinhovirgula.com/series/principios-da-criacao-com-apego/

Dá uma lida! Vale a pena! Pratique também! 

2 comentários:

  1. A gente por aqui fez basicamente o mesmo com a Madá. No começo lemos bastante sobre métodos, principalmente o da Tracy, "encantadora de bebês", que se propõe a ser um meio termo. Na teoria foi lindo, na prática não rolou e fomos levando a criação intuitiva com apego.

    Hoje hasteamos a bandeira com orgulho, hahahaha.

    ResponderExcluir