7 de outubro de 2013

Roupinhas: o que não comprar!

Aproveitando o embalo do último post, e já que o bebê está dormindo...
Estou para escrever sobre isso há meses e só fui adiando.

Sendo mãe de primeira viagem, na hora de comprar o enxoval fui procurar na internet e falar com as amigas que já eram mães sobre o que comprar, quantidade de roupinhas de cada tamanho, quantas de frio, quantas de calor, mas mesmo assim acabei comprando mais coisas que o necessário, claro. Duvido que alguém compre tudo certinho.

Não vou falar aqui sobre roupinhas de frio ou de calor, pois só se aplicaria a bebês que nascem na mesma época que o Joaquim nasceu, do mesmo tamanho que ele, e que cresce no mesmo ritmo.

Então resolvi fazer um post sobre o que não comprar. Claro que cada mãe tem uma opinião diferente, vai de cada uma e vou falar da minha experiência. Vamos lá!

• Camisetas (seja de manga curta ou de manga comprida): usei pouquíssimas vezes, quando usei foi por cima de body ou em dias muito quentes. Porque não usei: quando você pega o bebê no colo, a camiseta sobe e a barriga fica de fora. Prefira body, que abotoa e não acontece isso.

• Calça sem pé/macacão sem pé: mesmo motivo, quando pega o bebê no colo a calça sobe e a canela fica de fora. Se a calça tem pé (o famoso mijão) isso não acontece e ele continua quentinho. Calça "vira pé" acho besteira também, pq vive abrindo no pé.

• Sunga/biquini: ganhei uma sunga tamanho 3-6 meses. Coisa mais fofa do mundo! Mas que bebê usa sunga/biquini sem fralda? Só se for neto da Ana Maria Braga, já que a filha dela não usa fralda na filha... E outra, não fez nenhum dia realmente quente desde que ele nasceu para "cair na água". Prefira as fraldas splashers (mas só existem delas para acima de 7kg, se não me engano - tenho aqui, mas ainda não usei pra falar se é boa de verdade).

• Luvas: pelo menos as que encontrei e comprei (de algodão), não paravam nas mãozinhas dele. Solução: use meinhas, que são mais justas e têm elástico, ficam mais firmes, dá pra colocar por cima das blusas.

• Roupinhas fofas: Cuidado quando for comprar. Ganhei da mãe e tia um monte de roupinhas fofas que elas compraram quando souberam que eu estava grávida, mas não pensaram muito quando ele ia usar e compraram tudo M. A sorte é que ele é magrinho e tem cintura fina, então as bermudas de surf vão servir quando o verão chegar, mas se ele fosse um bebê mais gorducho já teria perdido tudo sem usar. Sempre que for comprar uma peça pense em qual estação do ano ele vai usar e quantos meses terá.

• Babador de toalha, ou de algodão, sem forro de plástico: pode ser bom para quando o bebê for comer, mas para a fase de babas é a maior besteira, pq molha o babador e molha a roupa. Prefira os que tem "recheio" de plástico, que sejam impermeáveis, esses sim, tenha muitos.

• Sapatinhos: isso você ganha e o bebê vai usar só em ocasiões especiais. Fora que perde muito rápido. Se não ganhar compre um tênis e um sapatinho, mas deixe pra comprar perto da ocasião especial, para não perder antes de usar.

Se lembrar de mais alguma coisa, faço outro post, mas que me lembre foi nesses itens que errei.

Vivendo e aprendendo!

2 comentários:

  1. Concordo com calças, e macacoes sem pé! pior q agora c 1 ano ta mega dificil achar calça e macacao com pezinho! :(
    Camisetas sempre usei, pq pedrinho pegou verao c 3 meses, entao usava por cima do body (uso até hj, n gosto da pança dele aparecendo), luvas nunca comprei, ganhei 2, n usei, pq 1o, ele era minusculo e elas sambavam na mao e pq n achei necessario.
    Sunga ele ganhou e usou horrores, pq c 6 meses ele foi pra nataçao, usava a fralda da pampers e a sunga por cima, ai no aniversario ganhou mais 2, acho q as pessoas lembram da chacara, né! ai já compram, to precisada de chapeu, q nada sobreviveu ao inverno! :(((
    Agora roupas fofas, ahahahah guilt total, comprei mta, ganhei mta mas as pessoas eram instruidas a comprar peças acima de 12 m. Adorei o post, o q eu acho besteira de comprar é aquecedor de mamadeira (acho q o Joaquim nem precisou né!), joelheira p engatinhar, ele ganhou uma, coloquei 1x e n ficou no lugar.
    Sapatos eu comcordo 100% c vc! todo mundo deu sapados minusculos q eu tinha agonia de colocar no pé dele, comecei a colocar c 7 meses, q ele ficava em pé e "andando" apoiado. antes disso, só um sapato de courinho mega mole q ele ganhou, q eu n morria de agonia de colocar!

    ResponderExcluir
  2. Nessa segunda gravidez compre o mínimo do mínimo porque Mafe nascendo em janeiro podia ser tudo ou nada. Tempo doido. Além disso a pequena cresceu rápido demais e aos 2 meses já estava no M e tive que refazer o guarda roupa da moça. Luvas nunca usei pq criança não gosta. Meus filhos arrancam as meias até hoje. Imagina, luvas. Sapatos to usando só agora aos 8 meses. Antes só sapatinhos de tecido e meias. Macacão e calça com pés tamanho 1 é raro encontrar. E body nunca é demais!

    ResponderExcluir