29 de dezembro de 2012

Maternidades

Hoje estou com 33 semanas de gestação. Tá perto, né? Mais 6 ou 7 semanas só!

Essa semana fui conhecer duas das maternidades que minha médica faz parto pelo meu convênio, a Pro Matre na quinta, dia 27, e a Santa Joana na sexta, dia 28. Adorei a Pro Matre e estava tão decidida em fazer o parto lá que nem queria ir conhecer a Santa Joana. Primeiro pela distância aqui de casa e segundo porque gostei mesmo!

Mas lá fomos eu e o André. Já estava agendado mesmo, não custava ir né?
E não é que amei?

As duas são muito parecidas, mas a Santa Joana ganhou em alguns pontos. Lá, todos os quartos possuem uma TV onde dá pra acompanhar o bebê quando ele está no berçário, já na Pro Matre, para (tentar) ter esse benefício paga-se uma taxa de R$250 por dia para ficar num quarto melhorzinho do que o coberto pelo convênio e, ainda assim, tem que ter sorte, pois não são todos os quartos que possuem esse monitor. Na SJ, a vacina BCG custa R$70 e na PM, R$95. É pouca diferença? É, mas qq economia já é valida nesse momento. O curso de gestante (que bobeei e não tem mais data pra mim, só tem vaga para fevereiro), na SJ é R$200, na PM R$300. Na SJ tem até banheira pra parto normal, na PM ninguém falou nada sobre isso. E em ambas foi dito que o Obstetra só é chamado no fim do trabalho de parto, não precisa acompanhar o TP todo, o que me deu um certo alívio, pq ouvi muito por aí de médicos cobrarem valores absurdos para PN, ou forçarem a mãe a fazer cesárea. Na verdade pra mim tanto faz o tipo de parto, o que importa é que o Joaquim nasça bem, seja como for! Prefiro PN, mas se precisar faço cesárea de boa.

Outra coisa que achei absurda na comparação, que não vou contratar porque não tenho grana sobrando, mas recebi um folhetinho em cada maternidade, é o valor de filmagem/fotografia. Vou listar aqui só pra ter uma ideia do absurdo, sendo que o serviço é oferecido pela mesma empresa nas duas!
• Filmagem clássica: PM R$650 / SJ R$490
• Filmagem premium: PM R$1.200 (com um plus de fotografia de banho - UAU!) / SJ - R$590 (sem o banho, grande diferença, não?)
• Bebê na internet: PM R$60 / SJ R$30
• Fotolivro clássico: PM R$1.100 / SJ R$750
• Fotolivro premium: PM R$1.950 / SJ R$900
• CD de fotos clássico: PM R$650 / SJ R$450
• CD de fotos premium: PM R$950 / SJ R$590
• Foto lembrança: PM R$160 / SJ R$80

Sentiram o drama? Acho uó empresa que cobra valores absurdamente diferentes para o mesmo serviço. Só porque uma maternidade é elitista e a outra é mais popular? Ah, me poupe! Se queimou comigo, BabyBoom! Divulgo os valores mesmo e não contrato o serviço mesmo! Se eu fosse contratar já teria desistido, mesmo que fosse na Santa Joana. Se ferrar! Vontade de mandar pro PROCON.

Muita cara de pau, não?

Enfim, por essas e outras, optei pela Santa Joana. É um pouco mais longe, pelo Google Maps dá diferença de 700m de distância uma da outra, nem é tanto assim!

Qualquer dia desses, vou pegar o carro numa hora de rush pra ver quanto tempo levo pra chegar no Santa Joana. Só pra ter uma ideia, vai que o Joaquim resolve nascer numa sexta-feira em horário de pico, né?

Ah, esqueci de atualizar aqui... Fiz ultrassom dia 21/12, o Joaquim estava com +- 43 cm, pesando 1,926kg, bebezão!
Hoje já deve estar com uns 2,1 kg, pelas minhas contas e pelo que li, que daqui pra frente serão +- 200g por semana.
E tá pesando, viu? Nossa, como ando cansada!

E vai pesar mais ainda! Afinal tem mais 1 mês e meio pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário